PILOTO PRIVADO
A licença Piloto Privado - Avião (PP-A) constitui o primeiro degrau da carreira de piloto de avião e, mesmo com pouca experiência de voo, em algum momento esse piloto poderá estar conduzindo uma aeronave em espaço aéreo de tráfego intenso, como poderá também vir a operar em aeroportos de grande movimento.
Por isso mesmo, é de extrema importância que todos aqueles que estiverem direta ou indiretamente envolvidos com a instrução teórica e/ou prática do curso Piloto Privado - Avião considerem que a formação desse piloto deve ser a mais completa possível, razão pela qual os conhecimentos técnicos e operacionais devem ser transmitidos de forma doutrinária, principalmente aqueles relacionados com a segurança de voo e com a prevenção de acidentes aeronáuticos.
Por fim, é imprescindível não se perder de vista que a formação do piloto deve ser tratada como uma preparação basilar para a ascensão aos demais níveis da carreira de piloto de avião, na medida em que o objetivo final para a maior parte dos candidatos que buscam obter esta licença é tornar-se profissional de carreira da indústria do transporte aéreo.
Por se tratar, inquestionavelmente, de uma formação que será básica para os demais níveis da carreira de piloto de aeronaves, o curso Piloto Privado - Avião foi concebido, basicamente, contendo duas partes – parte teórica ou instrução teórica e parte prática ou instrução prática, de modo a assegurar a plena capacidade para operar uma aeronave monomotora simples, em conformidade com as normas de segurança de voo.
Complementarmente, esse curso também visa oferecer condições para o contínuo desenvolvimento da pilotagem aérea, em razão da conhecida opção da maior parte dos candidatos, que manifestamente desejam seguir carreira profissional na aviação civil.
Curso Teórico:
O curso teórico é ministrado na sede do Aeroclube. Ao término do curso, o aluno deverá prestar a Banca Online da Agência Nacional de Aviação Civíl - ANAC. A Banca é uma prova que testa os conhecimentos adquiridos durante o curso. Se aprovado, o aluno estará apto a concluir o treinamento prático.
Matérias:
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Aerodinâmica e Teoria de Voo
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Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
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Meteorologia Aeronáutica
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Navegação Aérea
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Regulamentos de Tráfego Aéreo
Documentos para a inscrição:
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Uma foto 3x4;
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Cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar;
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Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente;
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Cópia do Título de Eleitor;
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Cópia do CPF;
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Cópia do RG;
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Preenchimento da Ficha de Cadastro.
Curso Prático:
A parte prática do curso de PP-A é, por sua vez, composta de duas partes:
a) 1ª Parte: FAMILIARIZAÇÃO COM A AERONAVE DE INSTRUÇÃO ou GROUND SCHOOL, constituída de:
Instrução Técnica do Equipamento (Conhecimentos Técnicos da Aeronave de Instrução) – Compreende a transmissão de dados e conhecimentos técnicos referentes às características, ao funcionamento e à operação da aeronave que será utilizada na realização da prática de voo;
Instrução no Solo – Instrução realizada com a aeronave no solo, que só deverá ser iniciada após a aprovação do aluno no teste relativo a “Conhecimentos Técnicos da Aeronave de Instrução”, o qual abrange os conhecimentos teóricos sobre a aeronave, transmitidos por ocasião da instrução técnica do equipamento. A Instrução no Solo consiste na preparação do aluno para o voo, através de práticas na aeronave de instrução, parada, e com o auxílio e a orientação direta de um instrutor qualificado, que estará a bordo da aeronave. O objetivo é ambientar o piloto-aluno à cabine de voo pela identificação, verificação, funcionamento, monitoramento e manuseio dos mecanismos dos equipamentos de bordo, bem como pelo acionamento e pela visualização da reação dos comandos (ou controles) de voo da aeronave e demais instrumentos que exijam manipulação.
Em resumo, o aluno receberá o material técnico da aeronave para estudo e, em seguida, será agendada a prova do equipamento. Aprovado na prova, o aluno deverá marcar na escala um horário para a realização da “instrução no solo”, segunda parte do “Ground School”, descrita acima.
b) 2ª Parte: PRÁTICA DE VOO - Está estruturada em 03 (três) fases distintas, de modo que o piloto-aluno desenvolva, de forma progressiva e dentro dos padrões técnicos exigidos, a habilidade e a perícia necessárias à condução de uma aeronave com segurança.
Para a obtenção da licença de Piloto Privado - Avião, o aluno deve comprovar a experiência prática de, no mínimo, 35 horas de voo.
Assim que liberado pelo instrutor e após ter concluído o programa de treinamento do Aeroclube, o aluno fará um voo de cheque, ou seja, um voo de avaliação com um examinador credenciado. Se aprovado, o aluno receberá sua licença de Piloto Privado.
Pré-requisitos:
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18 anos de idade;
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Ser portador do CMA de 2ª classe;
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Ser aprovado na Banca online da ANAC;
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Se for oriundo de outra escola, o aluno deve apresentar declaração de horas voadas.