INSTRUTOR DE VOO
A habilitação de Instrutor de Voo capacita o piloto a ministrar instrução de voo para concessão de licenças de piloto privado, comercial, de linha aérea e das habilitações de classe, de voo por instrumentos e de instrutor de voo, de acordo com as licenças que possuir.
Essa habilitação possibilita ao piloto adquirir experiência não somente de pilotagem e gerenciamento de voo, mas também quanto a relações interpessoais e liderança, aptidões indispensáveis na carreira do aviador.
Curso Teórico:
O curso teórico é ministrado na sede do Aeroclube. Ao término do curso, o aluno deverá prestar a Banca Online da Agência Nacional de Aviação Civíl - ANAC. A Banca é uma prova que testa os conhecimentos adquiridos durante o curso. Se aprovado, o aluno estará apto a concluir o treinamento prático.
Matérias:
-
O Instrutor de Voo - Avião: preparação e atividade;
-
A Aviação Civil;
-
Instrução Técnica da Aeronave;
-
Segurança de Voo;
-
Noções de Direito Aeronáutico;
-
O Instrutor e a Comunicação;
-
Relações Interpessoais;
-
Recursos Audiovisuais;
-
Processo Ensino-Aprendizagem;
-
A Avaliação e a Crítica;
-
Teoria de Voo;
-
Instrução Aeromédica.
Documentos para a inscrição:
* Caso o aluno inscrito não for portador de uma licença de Piloto Comercial- Avião, no momento da matrícula, deverá assinar um termo onde fica ciente que deverá obter a licença até a conclusão do curso teórico de Instrutor de Voo.
-
Uma foto 3x4;
-
Cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar;
-
Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente;
-
Cópia do Título de Eleitor;
-
Cópia do CPF;
-
Cópia do RG;
-
Licença de Piloto Comercial- Avião;*
-
Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe.
Curso Prático:
A parte prática do curso de Instrutor de Voo é composta de duas partes:
a) 1ª Parte: FAMILIARIZAÇÃO COM A AERONAVE DE INSTRUÇÃO ou GROUND SCHOOL, constituída de:
Instrução Técnica do Equipamento (Conhecimentos Técnicos da Aeronave de Instrução) – Compreende a transmissão de dados e conhecimentos técnicos referentes às características, ao funcionamento e à operação da aeronave que será utilizada na realização da prática de voo;
Instrução no Solo – Instrução realizada com a aeronave no solo, que só deverá ser iniciada após a aprovação do aluno no teste relativo a “Conhecimentos Técnicos da Aeronave de Instrução”, o qual abrange os conhecimentos teóricos sobre a aeronave, transmitidos por ocasião da instrução técnica do equipamento. A Instrução no Solo consiste na preparação do aluno para o voo, através de práticas na aeronave de instrução, parada, e com o auxílio e a orientação direta de um instrutor qualificado, que estará a bordo da aeronave. O objetivo é ambientar o piloto-aluno à cabine de voo pela identificação, verificação, funcionamento, monitoramento e manuseio dos mecanismos dos equipamentos de bordo, bem como pelo acionamento e pela visualização da reação dos comandos (ou controles) de voo da aeronave e demais instrumentos que exijam manipulação.
Em resumo, o aluno receberá o material técnico da aeronave para estudo e, em seguida, será agendada a prova do equipamento. Aprovado na prova, o aluno deverá marcar na escala um horário para a realização da “instrução no solo”, segunda parte do “Ground School”, descrita acima.
b) 2ª Parte: PRÁTICA DE VOO - O objetivo da prática de voo é desenvolver no aluno a perícia necessária para operar aviões em segurança, dentro dos limites estabelecidos pelas prerrogativas da habilitação de Instrutor de Voo, bem como capacitar o piloto a ministrar instrução de voo de acordo com as técnicas e padrões exigidos pelas entidades reguladoras. A instrução de voo consta de 23 (vinte e três) missões, com a duração mínima de 27 (vinte e sete) horas. Poderá haver redução no número de horas de voo, caso o aluno já possua experiência em aeronaves com trem de pouso convencional.
Pré-requisitos:
-
18 anos de idade;
-
Ser portador da licença de Piloto Comercial – Avião;
-
Ser portador do CMA de 1ª classe;
-
Ser aprovado na Banca online da ANAC;
-
Se for oriundo de outra escola, o aluno deve apresentar declaração de horas voadas.
Documentos para a inscrição:
-
Uma foto 3x4;
-
Cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar;
-
Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
-
Cópia do Título de Eleitor;
-
Cópia do CPF;
-
Cópia do RG;
-
Preenchimento da Ficha de Cadastro.