top of page

CESSNA 172SP / IFR

O Cessna 172 é a mais popular aeronave treinadora de voo no mundo. Suas asas altas de perfil convencional de alta sustentação aliadas com um potente motor possibilitam sua operação em pistas curtas e mal preparadas. É uma aeronave muito dócil, de fácil pilotagem e muito robusta sendo, por esses motivos, de grande aceitação nas escolas de aviação de todo o mundo.

O primeiro Cessna 172 foi produzido em 1957 e o projeto faz sucesso até hoje, sendo que já foram produzidas mais de 35.000 unidades desta aeronave. Bastante estável, é da mesma forma apreciada para voos de lazer e viagem, o que a torna perfeita também para voos panorâmicos. O design do Cessna 172 transpira simplicidade e praticidade. O alarme de perda de sustentação, que em outras aeronaves é um dispositivo elétrico, nesta aeronave é um mecanismo aerodinâmico. As asas altas, por sua vez, abrigam os tanques de combustível. Isto permite a alimentação do motor por gravidade, sem a necessidade de uma bomba de combustível elétrica adicional.

O trem de pouso é do tipo triciclo, fixo, com amortecedores do tipo lâmina no trem principal e hidráulico no trem do nariz.

VOO POR INSTRUMENTOS

O Cessna 172SP é homologado para voos IFR e, portanto, é utilizado para o treinamento de piloto comercial avançado e voo por instrumentos. A aeronave é homologada para procedimentos ILS, VOR e NDB.

FichaBSG.png
bottom of page