Segurança Operacional
Olá! Esta é uma área onde você encontra algumas informações pertinentes ao gerenciamento de segurança das operações do Aeroclube de Canela, caso tenha sugestões de conteúdo, envie-nos um e-mail para este endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Carta de Segurança Operacional

A “Carta de Segurança Operacional” é um informativo publicado pela ANAC e enviado por e-mail a provedores de serviço da aviação civil, com o objetivo de divulgar artigos sobre segurança operacional e informações, procedimentos e legislações referentes ao tema. A Carta é uma publicação da Gerência Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional (GGAP) da ANAC. Os interessados em receber a Carta de Segurança Operacional devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o cadastramento. Confira as quatro edições na íntegra: Para entrar em contato direto com a ANAC para tratar de assuntos relacionados a Segurança Operacional, indica-se tratar com a SSO - Superintendência de Segurança Operacional, através do endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

RELPREV - Relatório de Prevenção

Este é um relatório utilizado com a finalidade única de prevenção de acidentes aeronáuticos, a fim de aumentar a segurança operacional. Este relato não precisa ser identificado e, se o for, o relator será informado sobre as medidas adotadas. O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) orienta que qualquer pessoa que identificar uma situação potencial de perigo, relacionada à segurança de voo, ou que dela tiver conhecimento, poderá reportá-la por meio de um RELPREV. Caso você tenha interesse em enviar um RELPREV ao Aeroclube de Canela, utilize o nosso formulário - clicando aqui - ou, se preferir, envie-nos um e-mail.

RCSV - Relatório Confidencial de Segurança de Voo

Documento formal que contém o relato e outras informações referentes à determinada circunstância que constitua, ou possa vir a constituir, risco à operação, com o objetivo de aprimorar a segurança operacional. É vedado o seu uso para relato de fatos que constituam crime ou contravenção penal de qualquer natureza. O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) assegura o anonimato do relator somente nos casos em que os eventos reportados se refiram à prevenção de acidentes aeronáuticos. Toda e qualquer informação relativa à identificação do relator de um RCSV será restituída tão logo as informações da ocorrência sejam processadas, não sendo mantida em arquivo qualquer informação de cunho pessoal, garantindo-se, assim, o anonimato da fonte. Este relatório é enviado diretamente ao CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Para enviar um RCSV, clique aqui.

CENIPA

Conheça o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, clicando aqui. O CENIPA desenvolve anualmente atividades educacionais, operacionais e regulamentares. Além disso, como órgão central do SIPAER, tem como atribuições a supervisão, o planejamento, o controle e a coordenação de atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Essas ações são realizadas num universo que envolve as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), empresas aéreas, entre outros representantes.

MGSO - Manual Geral de Segurança Operacional

Este documento descreve uma forma de cumprimento dos requisitos do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional – SGSO, e foi adotado pelo Aeroclube de Canela em cumprimento a Resolução n° 106, de 30 de junho de 2009. Estabelece a política de segurança operacional do Aeroclube e os objetivos estratégicos, metas e indicadores de desempenho de modo a melhorar continuamente o nível global de segurança, e garante a aplicação das ações corretivas necessárias a manter um nível aceitável de desempenho. Se você tem interesse em conhecer o nosso MGSO, entre em contato através de nosso e-mail.
 

(54) 3278.1106 - (54) 99151.8573

Aeroporto Municipal de Canela

Av. José Luiz Corrêa Pinto - 1000

C A N E L A - R S