Clássico treinador de fabricação Argentina, está presente na maioria dos aeroclubes do Brasil. Aeronave de asa alta, trem de pouso convencional, foi distribuída pelo governo ao Aeroclube de Canela na década de 90.

A asa e a nacele são feitas de liga de alumínio reforçado, e as pontas das asas feita em fibra de vidro, enquanto o resto da fuselagem e empenagem são revestidos em tela com tratamento anticorrosivo, com sua estrutura em tubos de aço soldados. Dispõe de dois assentos em configuração tandem, sendo que o piloto-aluno ocupa o assento dianteiro, e o instrutor o assento traseiro. Atrás do assento traseiro há um compartimento para bagagens, com uma capacidade de 25 kg. O assento dianteiro possui um cinto de três pontos, enquanto o traseiro tem um cinto simples, abdominal. Ambos os ocupantes entram e saem por uma única e larga porta no lado direito da cabine.

Os comandos de voo são duplicados, sendo o manche central, manete de potência, pedais do leme e do freio mecanicamente conectados aos do assento traseiro. O manche e a manete de potência do assento traseiro podem ser removidos para levar passageiros. Os comandos de voo primários são atuados por cabos e polias. Os ailerons são fabricados de liga de alumínio, enquanto o leme e profundor são feitos de tubos de aço revestidos em tela. Os flaps tem quatro posições e são atuados mecanicamente por uma alavanca na parte superior esquerda da cabine. O compensador do profundor é atuado por uma alavanca do lado esquerdo da cabine. O leme e o aileron esquerdo também possuem tabs de compensador, porém estes só podem ser ajustados em solo. Um motor Lycoming O-235-C2A refrigerado à ar, de 115 hp, gira uma hélice metálica passo fixo de duas pás, modelo Sensenich 72CK-050.

A capacidade de combustível é de 115 litros, sendo o combustível utilizável apenas 110 litros. São dois tanques de combustível feitos de alumínio, e localizados no interior das asas. Há duas seletoras de combustível independentes, uma para cada tanque. A aeronave possui trem de pouso do tipo convencional. O trem principal é equipado com freios independentes atuados hidraulicamente. A bequilha é conectada ao leme por duas molas, mas também pode girar livremente quando destravada. O painel de instrumentos é relativamente simples, sendo o AB-115 utilizado para treinamento de voo básico.

Ficha Técnica

Assentos 02
Motor Lycoming O-235-C2A
Potência 115 hp
Velocidade de cruzeiro 75 kt ou 140 km/h
Autonomia 4h 30min

Fotos

Aeroboero AB-115Aeroboero AB-115Aeroboero AB-115Aeroboero AB-115Aeroboero AB-115

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Aeroporto Municipal de Canela

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