No Aeroclube de Canela dispomos de uma infraestrutura completa para proporcionar ao piloto-aluno aprendizado e experiência abrangentes, de forma a capacitá-lo para o mercado de trabalho. Navegue pelos tópicos abaixo e conheça o que temos a oferecer!

Infraestrutura

Sala de aula com material completo para as aulas teóricas;

Sala de briefing e debriefing: o briefing é um bate-papo entre instrutor e o aluno sobre o que irá ser feito em voo, detalhando as manobras e operação, o que se espera do aluno e demais considerações que o instrutor julgar necessário. Já no debriefing é feito um retrospecto de toda a instrução realizada seguindo, praticamente, o mesmo roteiro do briefing, mas indicando os acertos e o que deve ser aprimorado. O debriefing será encerrado com o aluno recebendo o conceito relativo a avaliação do seu desempenho, bem como as recomendações a serem seguidas para evitar a repetição dos erros cometidos e/ou se prevenir contra erros futuros;

Ambiente para planejamento de navegação e consultas meteorológicas, onde o aluno tem acesso a todas informações sobre os aeródromos e localidades envolvidos na rota, bem como informações completas sobre a meteorologia, pois disponibilizamos computadores com acesso a internet para consulta de qualquer material necessário;

Dispomos, também, de amplo e moderno hangar próprio para acomodação de nossas aeronaves e também para préstimo de serviços de hangaragem, sendo que possui ligação direta com o pátio principal do aeródromo, através de taxiway de concreto.

Alojamento

O Aeroclube de Canela dispõe de alojamento para até oito pessoas, com cozinha e banheiro. O alojamento é gratuito para alunos que estejam em voo sendo cobrada apenas uma taxa para manutenção da limpezada do local. Localiza-se no centro de Canela, adjacente ao aeroporto, próximo a supermercados, farmácias, restaurantes e outras facilidades.

Aeródromo

As operações são realizadas junto à sede da escola no Aeródromo Municipal de Canela, local de baixa densidade de tráfego aéreo que serve apenas a aviação executiva e privada, ideal para o treinamento dos pilotos e melhor aproveitamento do voo. O aeródromo possui uma pista de asfalto com 1260 metros de comprimento e 18 metros de largura. A frequência rádio utilizada é a frequência livre (123.45 MHz). O aeródromo é homologado para operação visual diurna e noturna.

Dispomos também, na área do aeródromo, de uma estação de meteorologia de propriedade do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, que é composta de uma unidade de memória central, ligada a vários sensores de parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora. Além disso, o Aeroclube dispõe de estação meteorológica própria que mede diversos parâmetros meteorológicos, que podem ser visualizados aqui.

Localizado na área da Terminal Porto Alegre, o aeródromo está a apenas 15 minutos de voo do Aeroporto Regional Campo dos Bugres, em Caxias do Sul, que conta com procedimentos VOR, NDB e RNAV. Próximo também está o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que conta com os mesmos procedimentos já mencionados e também ILS, distante apenas 30 minutos de voo.

Se você pretende vir a Canela com sua aeronave e deseja maiores informações, entre em contato, será um prazer atendê-lo.

 

Aeronaves/Simulador

O Aeroclube de Canela possui quatro aeronaves: um Aeroboero AB-115 e um Cherokee PA-28 140, utilizados para instrução básica de pilotagem, um Twin Comanche PA-30, dedicado à instrução dos alunos em aviões multi motores e, finalmente, um Cessna 172SP, utilizado para treinamento em voo por instrumentos e também para voos panorâmicos. Além disso, dispõe de um simulador de voo FSTD homologado para treinamento de voo por instrumentos.

Fotos

Topo