No Aeroclube de Canela dispomos de uma infraestrutura completa para proporcionar ao piloto-aluno aprendizado e experiência abrangentes, de forma a capacitá-lo para o mercado de trabalho. Navegue pelos tópicos abaixo e conheça o que temos a oferecer!

Infraestrutura

Sala de aula com material completo para as aulas teóricas;

Sala de briefingedebriefing: obriefingé um bate-papo entre instrutor e o aluno sobre o que irá ser feito em voo, detalhando as manobras e operação, o que se espera do aluno e demais considerações que o instrutor julgar necessário. Já nodebriefingé feito um retrospecto de toda a instrução realizada seguindo, praticamente, o mesmo roteiro dobriefing, mas indicando os acertos e o que deve ser aprimorado. Odebriefingserá encerrado com o aluno recebendo o conceito relativo a avaliação do seu desempenho, bem como as recomendações a serem seguidas para evitar a repetição dos erros cometidos e/ou se prevenir contra erros futuros;

Ambiente para planejamento de navegação e consultas meteorológicas, onde o aluno tem acesso a todas informações sobre os aeródromos e localidades envolvidos na rota, bem como informações completas sobre a meteorologia, pois disponibilizamos computadores com acesso a internet para consulta de qualquer material necessário;

Dispomos, também, de amplo e moderno hangar próprio para acomodação de nossas aeronaves e também para préstimo de serviços de hangaragem, sendo que possui ligação direta com o pátio principal do aeródromo, através detaxiwayde concreto.

Topo

Alojamento

O Aeroclube de Canela dispõe de alojamento para até quatro pessoas, com cozinha, banheiro e televisão. O alojamento é gratuito para alunos que estejam em voo, e localiza-se no centro de Canela, adjacente ao aeroporto, próximo a supermercados, farmácias, restaurantes e outras facilidades.

Topo

Aeródromo

As operações são realizadas junto à sede da escola no Aeródromo Municipal de Canela, local de baixa densidade de tráfego aéreo que serve apenas a aviação executiva e privada, ideal para o treinamento dos pilotos e melhor aproveitamento do voo. O aeródromo possui uma pista de asfalto com 1260 metros de comprimento e 18 metros de largura. A frequência rádio utilizada é a frequência livre (123.45 MHz). O aeródromo é homologado para operação visualdiurnaenoturna(a operação noturna encontra-se em fase final de homologação).

Dispomos também, na área do aeródromo, de uma estação de meteorologia de propriedade doINMET - Instituto Nacional de Meteorologia, que é composta de uma unidade de memória central, ligada a vários sensores de parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

Localizado na área da Terminal Porto Alegre, o aeródromo está a apenas 15 minutos de voo do Aeroporto Regional Campo dos Bugres, em Caxias do Sul, que conta com procedimentos VOR, NDB e RNAV. Próximo também está o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que conta com os mesmos procedimentos já mencionados e também ILS, distante apenas 30 minutos de voo.

Se você pretende vir a Canela com sua aeronave e deseja maiores informações, entre em contato, será um prazer atendê-lo.

Topo

 

Aeronaves/Simulador

O Aeroclube de Canela possui três aeronaves: umAeroboero AB-115, utilizado para instrução básica de pilotagem; umCessna 172K, dedicado à instrução dos alunos e também aos voos panorâmicos que são oferecidos ao público em geral; e, finalmente, umCessna 172SP, utilizado para treinamento em voo por instrumentos e também para voos panorâmicos. Além disso, dispõe de um simulador de vooAATDhomologado para treinamento de voo por instrumentos, com o qual é possível abater horas de voo real.

Topo

Fotos

Sede do Aeroclube de CanelaBandeiras do Aeroclube, de Canela, do Rio Grande do Sul e do Brasil.Sede social do Aeroclube de CanelaSede social do Aeroclube de CanelaSede social do Aeroclube de CanelaSala de Operações - Estação Meteorológica, manuais, rádio e painel de controle do balizamento noturno.Sala de Operações - Estação Meteorológica, manuais, rádio e painel de controle do balizamento noturno.Sala de BriefingSala de AulaSala de AulaSimulador AATDAlojamento para alunosAlojamento para alunosFarol rotativo junto ao pátio do AeródromoVista aérea do Aeródromo Municipal de Canela - RSVista do pátio do Aeródromo Municipal de Canela - RSVista do pátio do Aeródromo Municipal de Canela - RSVista aérea do Aeródromo Municipal de Canela - RSCabeceira 24PAPI (Precision Approach Path Indicator)Biruta iluminada para operação noturnaVista do hangar e do PAA (Parque de Abastecimento de Aeronaves) do Aeroclube de CanelaVista externa do hangar do AeroclubeVista externa do hangar do AeroclubeVista interna do hangar do AeroclubeVista interna do hangar do AeroclubeVista interna do hangar do Aeroclube
Topo